segunda-feira, 8 de junho de 2009

Atena



Atena é a deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa.. Frequentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria ou à oliveira.

Zeus apaixonou-se por Métis, tendo sido ela a sua primeira esposa. Contudo, foi advertido por sua avó Gaia de que Métis lhe daria um filho e que este o destronaria, assim como ele destronou Cronos e, este, Urano. Amedrontado, Zeus resolveu engolir Métis. Para tanto, utilizou-se de um fabuloso truque. Convenceu a sua esposa a participar numa brincadeira divina, na qual cada um deveria transformar-se num animal diferente. Métis, desta vez, não foi prudente, e transformou-se numa mosca. Zeus aproveitou a oportunidade e engoliu-a. Todavia, Métis já estava grávida de Atena, e continuou a gestação na cabeça de Zeus, aproveitando o tempo ocioso para tecer as roupas da sua vindoura filha.

Um dia, durante uma guerra, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça, e Hefesto, o feio deus ferreiro e do fogo, deu-lhe uma machadada na cabeça, de onde Atena saiu já adulta com elmo, armadura e escudo. Atena tornou-se a deusa mais poderosa, ensinou aos homens praticamente todas as atividades, como caça, pesca, uso de arco-e-flecha, costurar (algo que ela fazia como ninguém),dançar, e, como tinha saído da mente de Zeus, a sua marca é a inteligência.

Atena deveria ter se tornado a nova rainha do Olimpo, mas como era mulher, Zeus permaneceu no poder. Há lendas que dizem que Zeus evitava o nascimento normal de um filho com as habilidades de Atena, para não ser destronado.

Atena também é muitas vezes vista segurando em uma das mãos uma pequena imagem de Niké, a deusa da vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário